Pular para o conteúdo principal

- Essa coisa de cara metade ♥

Meu, estava na semana passada com duas amigas falando sobre nossos namorados achei uma coisa bacana de se falar aqui. Uma delas havia terminado um noivado de seis anos e estava desolada pois tinha a certeza que o cara era o amor da vida dela. Minha outra amiga também tinha terminado com o namorado para ver se ele tomava jeito e tinha a mesma certeza: o cara era o cara. Bem, para falar a verdade até eu tava meio desolada da vida e sem namorado, mas fiquei com uma dúvida: temos mesmo só um amor na nossa vida?

Eu discordei na hora e continuo a discordar. Tive um namorado que eu amei bastante porem não deu certo. Até então, eu concordaria com elas. Na época, eu achava que ele era o cara, mas depois percebi que não, ao contrário. Mas é engraçado como tendemos a achar que tudo é para sempre e que a pessoa é a certa, a nossa metade. É naquela, vc está com uma pessoa e diz a ela que é sua alma gemea, mas se um dia terminarem, não acharei que estarei fadada a infelicidade, como as minhas amigas. Vou sofrer, mas não irei me achar uma infeliz para sempre.

Essa coisa de achar que temos que encontrar a outra metade da alma vem dos gregos, do mito do Andrógino, do livro Banquete de Platão, escrito pelo discursista Aristófanes. Segundo ele, habitavam a terra três gêneros humanos. Os seres possuíam duas cabeças e todos os órgãos e membros em dobro. Zeus, cansado da insolência deles, decidiu partir-lhes ao meio, para que passassem a vida inteira se ocupando de procurar a sua metade, diz a lenda. Os que eram totalmente femininos geraram as lésbicas, os masculinos aos gays e dos andróginos, seres metade homem - metade mulher, os heterossexuais. E não é exatamente isso que fazemos? Perdemos tempo procurando a nossa metade perfeita? Mas quão injusto é pensar que só uma pessoa pode nos fazer completo? Matematicamente, seria mais provável ganhar na Mega Sena do que achar a tal metade.

Engraçado que na natureza muitos animais parecem concordar com o mito grego. Entre os mamíferos, 5% das espécies são monogâmicas, ou seja, possuem apenas um parceiro por toda a vida. Mas os exemplos são lindos: Araras, pingüins, castores, lontras, águias, alguns roedores, todos chegam a ter sinais de depressão quando o companheiro morre. Mas entre os seres humanos parece que a idéia surgiu para justificar o fim de relacionamentos. Quando terminam, a gente acredita que ainda não apareceu a pessoa certa. Mas e as pessoas que tem essa certeza, de que já conheceram a pessoa certa, ou aquelas que acham que a pessoa certa é o cônjuge de outra, ou então aqueles de quem a tal alma gêmea já se foi? Eternos infelizes? Acho injusto.

Acabou que o papo com as amigas não foi muito longe, uma continuou a achar que perdeu o homem de sua vida e a outra está disposta a lutar e seguir as escolhas do namorado, se sacrificando. O amor é lindo. Cego, surdo e, quase sempre, irracional. Acredito que podemos sim encontrar outras pessoas que nos façam felizes, mais ou menos, mas rotular alguém como a pessoa certa depois que o relacionamento deu errado não acho eloquente. Podemos ser seres mais completos, talvez precisemos sempre de alguém para nos completar, mas jogar essa responsabilidade em outra pessoa é algo terrível. Terapia, autoconhecimento, amor próprio, eu diria a quem não é feliz estando solteiro ou com outra pessoa. Aos enamorados satisfeitos: que seja eterno, enquanto dure.

Beijos,

Camila Ribeiro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Raio X de Camila Ribeiro

Nome: Camila Ribeiro Vital Idade: 19 anos Local de nascimento:BH Peso: 55 quilos Altura: 1,60 metro Apelidos: Mih, Mila, Camis, Cá .. Qual é sua maior qualidade? Acho que sou boa amiga, carinhosa gentil e educada. rs E seu maior defeito? Um dia, minha teimosia ainda me mata! Qual é a característica mais importante em um homem? Educação, cheiro bom e inteligencia. E em uma mulher? Educação, Bons modos e inteligencia. O que você mais aprecia em seus amigos?Gosto de tudo neles, se bobear até dos defeitos Suas atividades favoritas são: Criar, Educar, Ler e aprender! Qual é sua ideia de felicidade? Construir uma família tipo a de lá de casa e ser feliz profissionalmente E o que seria a maior das tragédias?Perder quem eu amo Quem você gostaria de ser se não fosse você mesma? Angelina Jolie, de repente... Casar com o Brad Pitt não seria nada mau. Quais são suas viagens preferidas?Fortaleza e Nova York Qual é sua cor favorita? Branca Uma flor: As recebidas! Um animal: Cacho

20 coisas que você deve saber antes de namorar uma mulher inteligente com uma alma antiga:

1. Ela não vai ser fazer de difícil, mas também não vai ser fácil. 2. Ela vai fazê-lo apaixonar muito intensamente. 3. Ela vai ser a agonia e o êxtase de um poema de Charles Bukowski, amando-o hoje e buscando uma fuga para a liberdade amanhã. 4. Ela não vai saber como se acostumar, porque foi feita para ser livre. 5. Quando ela se abrir, vai surpreendê-lo com respostas a questões que você não sabia que estava vivendo. 6. Ela vai ser sua melhor amiga e seu romance mais intenso. 7. Você vai querer estar lá para ela, como uma recompensa por todos os momentos em que ela esteve lá por você. 8. Você nunca será capaz de esquecê-la. 9. Se você a deixar, ela não vai desesperar para que você volte. Ela é muito consciente para correr atrás de quem não a quer. 10. Ela será um livro aberto e um mapa iluminado para novas aventuras e descobertas. 11. Quando ela sentir sua falta, vai expressar da maneira mais criativa possível. 12. Ela sempre ouvirá o que você tiver a dizer. 13. Sua paixã